Certificação PMI-RMP: Minha prova + Roteiro

No dia 19/08/2016 realizei a prova para a certificação PMI-RMP – Risk Management Professional e agora vou passar para vocês as principais informações sobre o exame.

Rotina de Preparação para a Prova

Estudei por quase 30 dias para revisar os conceitos de gerenciamento de riscos e preencher algumas lacunas de conhecimento.

A principal dificuldade que encontrei foi em relação ao material. Os cursos estavam desatualizados ou eram muito antigos. Apostilas, livros e simulados datavam de 2012, 2013, no máximo 2014. Livros mais recentes eram apenas cópia ou relançamento de versões anteriores.

Apesar disso, encontrei bastante informação em inglês, mas certamente consumi um tempo considerável para preparar o ambiente e avançar nos estudos.

Dificuldade da Prova

A dificuldade de se encontrar materiais atualizados se refletiu na prova. O exame se mostrou mais difícil do que eu esperava, de nível superior ao exame PMP. As questões não eram em nada parecidas com os simulados que encontrei ou comprei durante os estudos e as mesmas se aprofundavam bem mais no tema do que os livros e guias sugeriram.

Por conta disso gastei bem mais tempo nas questões, ficando com o tempo bem apertado. Terminei a prova faltando apenas 7 minutos, que usei para rever as questões marcadas. Troquei a resposta de uma delas faltando apenas 2 segundos!

Conteúdo que merece atenção

Além das questões situacionais ou relacionadas à ferramentas e técnicas do gerenciamento de riscos, percebi um número muito elevado de questões relacionadas à estimativas e análise de gráficos. Muitas questões com cálculos de probabilidade, impacto, dias e valores de contingência.

Lembro de ter visto pelo menos 10 questões diretamente relacionadas à Monte Carlo, em que apresentavam um gráfico e tinha que analisar o resultado dele, identificando os valores de contingência em determinados PX (P50, P40, etc), além de calcular cenários ao introduzir novos valores ou variáveis.

Foram ao menos 30 questões só relacionadas às técnicas avançadas de estimativas e cálculos do impacto dos riscos individualmente ou sobre o projeto como um todo, material pouquíssimo explorado nos materiais de estudos que encontrei na internet.

Apesar de conhecer, justamente por ter revisado menos, acabei gastando mais tempo nestas questões. Já tinha consumido metade do tempo da prova e ainda não tinha feito nem 30% das questões. Felizmente tive tempo de reagir e concluir a prova com êxito

Falando sobre  a Certificação PMI-RMP – Risk Management Professional

Diferente da certificação PMP, que atesta que o profissional possui conhecimentos em todas as área do Gerenciamento de Projetos conforme o PMBOK, a certificação PMI-RMP atesta que o profissional que a conquistou possui conhecimento e experiência em gerenciamento de riscos. O profissional com esta qualificação é capaz não somente de criar o processo de gestão de riscos para o projeto, mas também acompanhar e atuar em todas as fases, desde a identificação dos riscos, análise, planejamento das respostas aos riscos e acompanhamento.

Pré-Requisitos para a Certificação PMI-RMP

Para que você possa se candidatar para a prova, você precisa de:

  • Um curso superior (bacharel ou equivalente, de 4 anos)
  • Pelo menos de 3000 horas de envolvimento e experiência em gestão de riscos (ou 4500 se ensino médio)
  • 30 horas de treinamento (ou 40 se ensino médio)

Você deve ser capaz de conhecer as principais técnicas de identificação de riscos, deve entender como calcular a probabilidade X Impacto deles, além de técnicas e processos relacionados ao planejamento de respostas a estes riscos, monitoramento e encerramento. Para maiores detalhes, veja o Manual da Certificação PMI-RMP

Saiba que ao fazer a inscrição, você terá a chance de ser selecionado para a auditoria. Confira neste artigo anterior onde explico como foi o meu processo de auditoria para a certificação PMI-RMP

Roteiro de Estudos para a Certificação PMI-RMP

Minha preparação levou menos de 1 mês. Isso mesmo! Com esforço e dedicação, você poderá conquistar sua certificação com menos de 1 mês de estudos.

O primeiro passo é realizar um curso sobre Gerenciamento de Riscos. Não faça apenas um curso “por fazer”. Faça para revisar os conceitos, acertar as suas lacunas de conhecimento e ainda ter a chance de conversar com quem já tem a certificação.

Após isso, pratique bastante com simulados, porém tente não preencher o mesmo mais de 2 vezes. Não adianta decorar pois certamente as questões serão diferentes.

O que devo ler?

Você pode e deve buscar outras literaturas e artigos sobre Gerenciamento de Riscos, sendo os itens abaixo obrigatórios:

  • Guia PMBOK 5ª Edição: Se você já tem a certificação PMP, faça uma revisão dos capítulos 8, 9, 10, 11, 12 e 13. Se não, estude atentamente todo o livro.
  • Practice Standard for Project Risk Management: Este material detalha a área de riscos de acordo com os critérios do PMI. Entra em detalhes nas técnicas e processos relacionados a Gestão de Riscos. Guia disponível apenas em inglês.

Ambos os materiais você consegue gratuitamente sendo membro do PMI. Mesmo existindo o PMBOK em português, recomendo que faça a leitura da versão em inglês, já que o exame está disponível apenas em inglês.

Leitura Adicional

Abaixo algumas recomendações adicionais. Nem sempre encontrará materiais atualizados, porém eles foram fundamentais durante meus estudos para o exame PMI-RMP.

  • Project Management.com: Portal vinculado ao PMI com excelentes artigos, incluindo muitos sobre riscos. Leia para se familiarizar com os termos em inglês
  • RMP Exam Question & Answer Preparation Guide: São 300 questões comentadas para o exame PMI-RMP.
  • PMI-RMP Question Bank (Kindle): São 170 questões mais básicas sobre o exame. Ajudará a revisar alguns conceitos.
  • Rizvi’s Risk Management Professional (Kindle): Se você não tem muita confiança no seu inglês, veja este guia. O autor é indiano e o inglês que ele utilizou é basico, porém os termos da área de riscos estão corretos. A leitura é de fácil entendimento.

Lembrando, são apenas recomendações adicionais. Estes livros você consegue comprar na Amazon. Livros não são taxados.

Conclusões

Certamente a Certificação PMI-RMP é um novo marco na minha carreira. Foi uma grande conquista após as certificações PMP e PMI-RMP. Tenho como meta todos os anos conquistar alguma certificação importante. Faço isso não somente pensando em avançar na carreira ou ter mais uma “sigla” no nome, mas sim para aproveitar o período de estudos de cada uma para aprimorar o que já sei e fechar as lacunas do que tenho dúvidas.

Espero que o artigo tenha sido útil e, se você estiver buscando a certificação PMI-RMP e estiver com dúvidas, entre em contato comigo! Obrigado e até o próximo artigo!