Certificações Agile: PSM, ASF, SFC e PMI-ACP – Roteiro de Estudo e Dicas

Depois de muito estudo, conquistei as certificações PSM, ASF e SFC. Realizei a prova do PMI-ACP no dia  12/08/2015 mas como a nova prova do PMI-ACP ainda está no período beta, só saberei o resultado no fim de outubro.
Atualização: Surpresa! Recebi o resultado hoje, 28/09, e fui aprovado no exame PMI-ACP! 😀

Gostaria portanto de compartilhar com vocês meu roteiro de estudos para conquistar estas certificações.

Conquistar as Certificações PSM, ASF e SFC antes do PMI-ACP

Antes de partir direto para o PMI-ACP preferi conquistar outras certificações ágeis pois imaginei que complementariam e facilitariam os estudos para o PMI-ACP. De fato, isso aconteceu. Busquei portanto seguintes certificações: PSM (Scrum.org), ASF (Exin) e SFC (ScrumStudy, gratuita). Acabei conquistando automaticamente a CI-ASP do Exin por já ter a certificação ITIL e a PMP

Material de Estudos

Para estas 3 certificações, usei o seguinte material:

Considerei os 3 exames fáceis, sendo o PSM o mais difícil deles, vamos dizer portanto nível médio.

Roteiro para PSM, ASF e SFC

Basicamente comecei pelo ScrumGuide, seguindo para o curso na TI Exames e após isso para os livros do Vitor e do Fábio. Conquistei inicialmente a PSM e ASF. Em seguida, busquei a SFC, que é gratuita (tanto o curso online deles quanto a certificação). Estudei cerca de 2 semanas e tirei as 3 na semana seguinte. Para estes 3 exames, o livro do Fábio é totalmente aderente.

Para o PSM, ainda não conhecia o livro do Fábio, o curso da TI Exames foi suficiente.

Simulados para PSM, ASF e SFC

Para o PSM, recomendo que realize o “Scrum Open Assessment“, disponível gratuitamente no site da Scrum.org. São 30 questões aleatórias baseadas no exame (algumas caíram no meu exame) e lhe dará uma boa noção e você está preparado para o exame.

Faça este Assessment somente após realizar todo o curso da TI Exames, incluindo os simulados e após a leitura do livro do Fábio. As questões são bem próximas do exame. Não foque nos simulados do Vitor neste momento pois o conteúdo é voltado ao ACP.

Para a ASF, os simulados anteriores pela TI Exames e pelo livro do Fábio foram suficientes. Importante salientar que o livro do Fábio passa informações que não constam no curso da TI Exames para a certificação ASF, já que o curso da TI Exames é focado no PSM.

Já para o SFC, o curso preparatório gratuito da própria ScrumStudy são suficientes, além do SBOK fornecido por eles.

Roteiro para PMI-ACP

Após conquistar as 3 certificações acima, foquei nos estudos para o PMI-ACP. Meus estudos duraram 1 mês. Basicamente o roteiro foi:

Dicas finais para as certificações PSM, ASF, SFC e PMI-ACP

PSM: Não precisa fazer nada de diferente. O Scrum Guide, o curso da TI Exames,  livro do Fábio e os simulados de ambos serão suficientes. As questões do exame foram bem focadas nos conceitos.

ASF: Complemente o curso da Ti Exames com o livro do Fábio e pratique os simulados. Cairam poucas questões situacionais mas a maior parte focado em Scrum e FDD (ao menos para meu exame)

SFC: O curso da ScrumStudy e esta certificação são gratuitos e suficientes para o exame. Esta irá ajudá-lo com alguns conceitos úteis para o PMI-ACP.

PMI-ACP: Pratique muito os simulados em inglês do Fastrack, já que a prova é em inglês. No meu exame caíram MUITAS questões situacionais então esteja preparado com os conceitos apresentados pelo Vitor e pelo Mike Griffiths além, claro, de sua própria experiência profissional, já que o PMI-ACP exige 2000 horas em projetos (ou PMP) e 1500 horas em projetos ágeis, além de um curso de 21 horas.

Para ter estas horas realizei o curso do Vitor que na época estava disponível na Udemy. Hoje este curso é ministrado através da empresa dele, a Hiflex  mas no Udemy você encontra outros cursos que servirão para ter estas 21 horas.

Como foi meu exame PMI-ACP, já na nova prova (2015)

No meu exame caíram muitas questões situacionais, nenhuma de cálculo e somente uma ou duas perguntando qual projeto escolher (no caso, melhor IRR). Pelo excesso de questões situacionais achei o exame bem parecido com o PMP. As questões foram bem diferentes dos simulados que encontrei na internet e razoavelmente próximas do apresentado no Fastrack. Achei a prova difícil, não tanto quanto a PMP mas consumi quase todo o tempo para realizar a prova.

Infelizmente só saberei o resultado do exame em outubro mas terminei a prova satisfeito com o que preenchi e acredito que serei aprovado.

Inglês Técnico

A única mudança que faria no meu roteiro de estudos seria realizar ainda mais simulados em inglês. Nas questões caíram alguns termos, não relacionados diretamente ao Agile que me atrapalharam algumas questões, portanto, além de praticar mais os simulados do Fastrack recomendo a leitura de artigos em inglês sobre Agile para assimilar melhor o inglês técnico utilizado nestes artigos.

Espero que tenham gostado do material, aguardo comentários e quem quiser mais dicas, bater um papo sobre a prova ou qualquer outro assunto, use os comentários ou entre em contato comigo pelo Linkedin!