Da obesidade à São Silvestre: Como perdi 45kg sem cirurgia

É estranho começar a escrever sobre algo que se tornou tão natural para mim: uma rotina saudável que iniciei após atingir incríveis 142kg. 

Estamos em 2016. Tinha começado à trabalhar em uma nova empresa, estava bem animado com os novos desafios e criando vários projetos pessoais. Tudo novo, menos a saúde: era muito obeso. Em Abril de 2016 atingi meu maior peso até então: 142kg.  Queria mudar mas não sabia como, afinal, já tinha tentado perder peso antes e nunca consegui. Porque seria diferente agora?

Um fator que me fez reavaliar a situação e pensar em como emagrecer foi a minha hipertensão. Já precisava tomar remédio todos os dias desde 2010 mas em 2016, por recomendação médica, a dose foi para 2 comprimidos ao dia! Com 33 anos estava hipertenso, tomando duas doses de remédio para controlar a pressão. A sensação que eu tinha era que iria acabar morrendo antes dos 40!

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Os primeiros passos da mudança

Comecei de maneira simples: Deixei de almoçar todos os dias fora. Levava marmitas no trabalho e almoçava lá mesmo, no refeitório. Levava alguns lanchinhos e snacks, nada muito incomum e diminui muito as idas à restaurantes no final de semana. Não cheguei a ir em nutricionista no início pois sabia o que precisava fazer: parar de comer besterias.
Esta mudança de hábito, de almoçar no trabalho, ajudou: Entre Abril e Outubro de 2016 perdi 8kg. Mas, como não tinha muito foco, comecei a engordar de novo… foi então que…

Aquela conversa certa na hora certa

Após um almoço com os amigos do trabalho – sim, tinha voltado a almoçar fora e naquele dia meu prato foi enorme – estava na cozinha da empresa separando alguns doces que tinha comprado antes para uma “sobremesa”. Lembro até o dia: 28 de Outubro de 2016.
Eu estava com 6 brigadeiros na mão e iria comer tudo sozinho! Foi então que um dos meus amigos do trabalho, que tinha almoçado comigo pouco tempo antes, passou na cozinha, me viu com os brigadeiros e me falou, mais ou menos assim:

Cara, não me leve a mal, não se ofenda, mas você não acha que está comendo muito ?

Na hora só olhei e respondi “Sim, estou“. De maneira alguma me ofendi, afinal, eu estava mesmo abusando e comendo muito naqueles dias. Conversamos um pouco sobre isso inclusive, falando sobre cirurgia bariátrica – ele tinha feito uma anos antes e emagreceu muito com ela. Falamos alguns minutos sobre esta experiência e, depois, fiquei sozinho na cozinha.

5 minutos que pareceram 5 horas

Acho que fiquei uns 5 minutos em silêncio na cozinha só pensando no que tinha acabado de ouvir. “Estava comendo demais“. Eu sempre dei muito valor ao meu trabalho, à minha profissão, tanto que estudei muito, tirei muitas certificações na área e quero ser reconhecido por ela. Ouvir aquilo soou como “Cuidado, seu peso está afetando o seu trabalho“. Percebi naquela hora que tinha que mudar.

Foi como um estalo, uma mudança definitiva de atitude em relação ao peso. Eu precisava tomar uma atitude séria desta vez! Mudar de verdade! A primeira atitude foi logo em seguida: Peguei todos os doces que tinha comprado e dei para alguns amigos na empresa. Não comi nenhum.

Cirurgia? Nem pensei a respeito, pois eu acreditava que poderia emagrecer se realmente focasse nisso, afinal, não fiz cirurgia pra engordar e sabia que era desleixado com a alimentação. Nos empregos anteriores eu viajava muito e tinha criado este habito de comer qualquer porcaria só por ser mais prático. Além disso, nunca tive um hábito alimentar saudável, e para comer legumes, minha esposa tinha que escondê-los na comida de modo que eu não sentisse o gosto ou os visse.

A obesidade iria me matar

Projeto Dieta Scrum – Emagrecendo com Métodos Ágeis

A primeira coisa que fiz no dia seguinte foi rever tudo o que eu tinha em casa: Todos os doces e alimentos não tão saudáveis foram separados e entregues para familiares que não estavam obesos. Algumas coisas abertas foram descartadas. Depois, pesquisei algumas dietas “emergenciais”, aquelas de curta duração para animar. Montei um cardápio para 15 dias, bem simples, baseado na dieta lowcarb – diminuir carboidratos, aumentar proteínas e gorduras – que era “a moda do momento”.

Quanto montei a dieta para 15 dias, veio outro estalo na minha mente.

O que mais tem 15 dias? Uma Sprint no Scrum. Será que consigo adaptar o Scrum pra me ajudar no processo?

Fiz algumas pesquisas na internet e encontrei pouquíssimos relatos de pessoas que tentaram usar métodos ágeis pra melhorar a saúde mas não apresentaram conclusões. Mas vi ali que poderia funcionar comigo.

A primeira Sprint de 15 dias: Perdi + de 6kg!

Antes de tudo, criei o projeto “Dieta Scrum“, começando no dia 05 de Novembro de 2016. O objetivo deste primeiro projeto foi perder 30kg em 5 meses, pois tinha planejado um intercâmbio para Abril de 2017 e queria aproveitar melhor a viagem, pois viajar obeso é muito ruim!

Com o objetivo do projeto feito, criei um Backlog simples com algumas atividades que acreditava que contribuiriam para este objetivo e converti alguns itens em tarefas e atividades, formando o Backlog da Sprint. 

Resumo do Scrum: Basicamente o Scrum é focado em entregar valor: Você tem um objetivo à alcançar, uma série de itens que irão, juntos, formar este objetivo. A partir destes itens, criam-se itens menores que se tornarão tarefas a serem realizadas em um período fechado – 15 ou 30 dias – chamado de Sprint – para atingir uma meta deste período. Ao final de uma ou mais sprints você terá a percepção de algum valor, de algum resultado que irá aproximar você mais e mais do objetivo geral do projeto.

A meta da primeira Sprint era iniciar um processo de reeducação alimentar e eliminar 2,5kg. Defini que todas as Sprints do projeto teriam 15 dias. Porque 15 dias? Pois acreditava que 15 dias é o suficiente pra você perceber se uma dieta está fazendo bem e se o que você está fazendo para se reeducar ou se exercitar está realmente do seu gosto.

Todos os dias simulava uma “Reunião Diária da Sprint”, falando comigo mesmo respondendo as 3 perguntas clássicas do Scrum: O que fiz ontem, o que estava planejando pra hoje e quais são os meus impedimentos. Com base nas respostas, ajustava o planejamento do dia e seguia em frente.

Resultado da Sprint: Fui muito além dos 2,5kg, perdi ao todo 6,6kg em apenas 15 dias! Fiquei espantado com o resultado!

Ao final da Sprint, fiz uma Retrospectiva da  Sprint – reflexão sobre como foram os 15 dias. Anotei os pontos a melhorar, o que exagerei – até porque perder rápido demais pode prejudicar a saúde – e fiz o Planejamento da Sprint seguinte, fazendo os ajustes necessários no plano e na dieta. A cada 15 dias acertava, errava e avançava no emagrecimento. Durante o período, consultei médicos, nutricionistas, profissionais do esporte e, com base no que aprendia com eles, ajustava meu planejamento.

Evolução em 5 meses: Perceba a melhora na postura e na coluna!

A meta era perder em 10 Sprints. Consegui em 9! Após apenas 135 dias tinha perdido os 30kg que queria. Abaixo a tabela com os resultados por Sprint. 

Começando no mundo das corridas

Durante minhas férias em Abril/2016, fiz um intercâmbio em Londres. Para não engordar, fiz matrícula em uma academia e treinei quase todos os dias o mesmo treino que fazia no Brasil. Com isso, mantive o peso durante todo o mês. Não emagreci, afinal, em outro país, foi difícil manter a dieta, mas até que me saí bem!

Durante os treinos em Londres, em função da academia estar cheia na maioria dos horários, acabei aproveitando para correr na esteira. Meu tempo foi melhorando e comecei a me interessar em correr e defini isso como objetivo quando voltasse ao Brasil. Percebi que conseguia correr melhor em função dos 30 quilos eliminados!

Após as férias, a primeira coisa que fiz foi replanejar meu projeto – o Dieta Scrum. As Sprints passaram a ter 30 dias, meta de perder 2,5kg mas com uma diferença: Começaria a correr com auxílio de uma Assessoria Esportiva e acompanhamento trimestral com nutricionista.

Comecei a correr 3 vezes na semana e mantive outros 3 dias para academia. Portanto, eram 6 dias de atividade física e um de descanso. Intenso!

A primeira prova: Corrida de 5km em Campinas

Depois de algumas aulas de corrida, me inscrevi em uma prova de 5km em Campinas. Não vou entrar em detalhes em como foi a prova, apenas dizer o resultado: Foi incrível! Consegui completar os 5km – caminhando 2 vezes por alguns segundos – e, ao final, não consegui segurar e caí no choro mas com o seguinte pensamento: Não era mais sedentário! Tinha acabado de completar minha primeira corrida de 5km! Foi o dia em que me aceitei e comecei a me considerar “ex-obeso”. 

Minha primeira prova! Emocionante!

Estava apenas começando nas corridas e ainda tinha muito o que emagrecer mas me senti energizado e pronto para o que viesse. Fiquei com a certeza que atingiria meus objetivos e brinquei comigo mesmo: Será que um dia conseguirei correr uma São Silvestre? E deixei este pensamento pra lá.

No meu Instagram sempre posto dicas de corridas, treinos e alimentação, pois foi a forma que encontrei de motivar outras pessoas a alcançar objetivos semelhantes: Instagram: @alefininho

Algumas corridas depois….

Continuei com os treinos na academia e com a assessoria esportiva, melhorando a cada treino, diminuindo tempo e ganhando resistência. Fiz a inscrição em várias outras corridas oficiais, conquistei medalhas das mais diversas distancias.

Evolução: Comparando a Night Run de 5km com a Night Run de 10km, 4 meses depois da primeira prova! Além disso, 8kgs a menos entre elas! 

Comecei com 5km, avançando para 6, 10, e, por fim, consegui um objetivo que nem sonhava no início da dieta: Corri 16km na Corrida Athenas em São Paulo em Julho de 2017! Foi praticamente a mesma distância da São Silvestre – e aquele pensamento voltou à minha mente. Iria treinar mais, correr mais e iria me inscrever na São Silvestre. Mas, até as inscrições abrirem, iria continuar treinando e participando de provas.

Agitando o boné na chegada: Comemorando muito algo que nunca imaginei que faria!

Não consegui o resultado sozinho

Durante todo o meu processo de emagrecimento, contei muito com o apoio da minha esposa, Raquel, que também estava tentando emagrecer. E ela conseguiu! A Raquel perdeu mais de 20kg em menos de um ano! Sem o trabalho em conjunto tenho certeza de que não teria os mesmos resultados!

Trocamos os velhos hábitos por corrida, alimentação saudável e exercícios!

A primeira Meia Maratona: Athenas 21km em São Paulo

Alguns dias após a corrida de 16km, na empolgação, fiz a inscrição para a etapa seguinte: a Athenas 21km: Meia Maratona! Bateu aquele medo: Será que conseguiria? A distância de 21km parecia um absurdo para um cara que era obeso até pouco tempo atrás. Os 16km já me pareceram um absurdo, não foi fácil!

Mas então tive uma sacada: A prova seria no dia 05 de Novembro de 2017, no mesmo dia em que completaria exatamente UM ANO do meu projeto de emagrecimento! Então, após a inscrição continuei treinando, me alimentando bem e me preparando para a prova!

E tive sucesso! Hoje, 05/11/2017 consegui completar minha primeira meia maratona oficial! Já tinha completado a distância em treinos mas é bem diferente quando você está em uma prova. É outro ritmo, outro desafio! A prova superou as minhas expectativas, pois consegui melhorar muito o meu tempo, indo além da minha meta.

Comemorando minha primeira meia-maratona! A primeira de muitas!

Próximos passos – Maratona SP CITY

Consegui sair da obesidade. Abandonei meus 142kg para sempre, pesando atualmente 96kg. Abandonei todos os remédios contínuos e a hipertensão.

Um ano depois e 45kg mais magro: Vida nova!

O fim do ano está se aproximando e, com ela, a tão esperada São Silvestre! Fiz a minha inscrição em Setembro. Minha meta é, até a São Silvestre, atingir 50kg perdidos. Estou treinando com acompanhamento de uma Nutricionista e uma Assessoria Esportiva, focado em ganhar resistência e massa magra com saúde, mas acredito que no processo conseguirei secar os 5kg que faltam.

Além disso, fiz minha inscrição para meu próximo desafio: A Maratona SP City em Julho de 2018! Serão 42km pelas ruas de São Paulo em Julho de 2018!

 

Comecei em 05/11/2016 na obesidade e, hoje, 05/11/2017 concluí minha primeira meia-maratona. 

Espero que o meu relato motive outras pessoas a acreditar que, sim, é possivel emagrecer. A paciência é fundamental, afinal, não engordamos de um dia para o outro, então não vamos emagrecer de um dia pro outro.

 

Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!

  • Parabéns! Se você tivesse trocado a foto que vem no news antes de escrever esse artigo não iria te reconhecer! rsrs.. Faz tempo que estou tentando melhorar na alimentação e no peso, vou tentar usar esse método também, teria como disponibilizar a planilha que utilizou?