Mudanças Residenciais

Falta Gestão de Projetos em Mudanças Residenciais

Neste artigo vou falar sobre algo que a maioria de nós já passou na vida: Mudanças Residenciais. Por mais que a mudança seja simples, como mudar de uma casa pra outra na mesma cidade, mudar de residência exige planejamento e cuidado. Mas porque será que não conseguimos fazer isso direito? Porque ocorrem tantos problemas durante uma mudança?

Terceirização: Fonte de Riscos

Boa parte dos trabalhos em uma mudança de residência é feito por terceiros. Temos o Marceneiro, que fará os seus novos móveis ou ajustará os antigos na nova casa. Provavelmente você terá algum pedreiro que fará ajustes e correções. Pintores, telhadistas e entregadores aumentam os envolvidos. Ainda temos toda a logística do transporte das suas coisas, geralmente feita por uma empresa ou alguém capacitado com um caminhão ou carreta.

Em Gestão de Riscos de Projetos, podemos chamar isso de “transferir o risco“. É quando temos uma situação negativa onde não sabemos como lidar sozinhos e contratamos alguém para nos ajudar. Qual o erro mais comum nesta estratégia da Gestão de Riscos? Acreditar que, já que o risco foi transferido, não teremos mais problemas.

Mudanças Residenciais: Qual o MVP?

Já parou pra pensar qual ou quais são os seus “MVP – Mínimo Produto Viável” em um projeto de mudança residencial?

Você quer apenas levar suas coisas do Local A para o Local B. Tudo será entregue, mas se vier tudo quebrado, é aceitável? Uma mesa mais alta do que o previsto, ou um guarda-roupa sem porta é aceitável? Um piso desnivelado ou um banheiro sem um ralo está ótimo pra você?

Muitas vezes fechamos um serviço e não definimos direito o escopo com o contratado. O problema é que nem tudo temos conhecimento suficiente pra definir e dependemos do conhecimento do terceiro: a Opinião Especializada segundo o PMBOK.  Se você soubesse tudo, faria sozinho não é mesmo?

Descubra seu MVP

Você sabe a diferença de acabamento usando Laca e Fórmica? Qual a diferença prática entre uma gaveta comum e uma com sistema toque? O telhado deve ter manta em baixo, em cima, ambos? A telha deve ser trocada por uma mais moderna ou a antiga ainda jeito? Posso colocar qualquer móvel em um caminhão sem desmontar? Devo limpar ou não a geladeira no dia anterior? Faço a pintura antes ou depois da instalação dos móveis? Qual transporte é mais usado em Mudanças Residenciais?

Acredite, se você consultar 10 profissionais diferentes do mesmo ramo, provavelmente receberá 10 respostas distintas. Apesar deste desconhecimento, você tem capacidade pra definir o mínimo que você aceitará, por exemplo

  • A mesa não pode ter mais que 1,2m de altura do chão
  • O acabamento do móvel junto à parede não pode ter espaço que permita entrada de sujeira
  • O piso deve ser nivelado de modo a impedir que a água de acumule em locais indevidos.
  • Você não quer um chuveiro no lustre, então seu telhado deve ser capaz de escoar a água da pior das tempestades

Quando você pede aquele design fabuloso para seu marceneiro, aquele piso galáctico pro pedreiro ou aquele telhado estilo europeu, você também pensa na praticidade daquilo no seu dia-a-dia? O seu MVP é uma casa de revista ou uma casa que você não precise gastar 5 dias para limpar por conta das coisas que inventou de comprar?

Conclusões

Estou vivendo esta situação, pois estou mudando para outra residência e enfrentando muitos problemas. Apesar de todo o esforço em gerenciar e acompanhar os trabalhos, a maioria dos problemas que encontrei foram por desconhecimento do meu MVP ou por acreditar na opinião de um terceiro que, na prática, se mostrou incrivelmente errada,gerando inclusive estouros de orçamento

Não sei exatamente como está a área de Gestão de Projetos nestes setores (Mudanças Residenciais, Entregas, Marido de Aluguel, Reformas, etc) mas é fato que grande parte não tem a mínima noção de onde começar ou como terminar. Você, mesmo sendo o contratante com pouco conhecimento, percebe que o fornecedor está perdendo dinheiro por conta dos diversos erros durante os trabalhos por falta de planejamento.

Notou a semelhança com projetos de TI ou outras áreas? Quanto dinheiro você já viu sendo desperdiçado por erros na execução, assim como um marceneiro ao errar completamente uma peça – que ele mesmo desenhou pra você?

 

Espero que tenha gostado do artigo e que possa ajudá-lo a refletir como organizar sua próxima mudança de residência, pois o trabalho é grande! Obrigado e até a próxima!