Mercado e Carreira para Profissionais Certificados PMI-ACP

Depois que conquistei a certificação PMI-ACP algumas pessoas que não conheciam a certificação entraram em contato comigo pelo LinkedIn pedindo informações e a maior parte das dúvidas eram relacionadas à carreira.
Por conta disso montei este artigo com informações da certificação e da carreira de profissionais certificados PMI-ACP.

PMI-ACP® – Profissional Certificado em Métodos Ágeis

O PMI reconheceu o ágil como mais uma técnica que pode ser utilizada  em gestão de projetos e, em 2011 lançou esta certificação específica para o assunto, chamando de PMI-ACP (ACP significa Agile Certified Practitioner). Esta certificação não possui uma metodologia específica como a PMP que segue o PMBOK. O PMI-ACP segue diversos frameworks, técnicas e metodologias ágeis.

Valor do PMI-ACP para sua carreira

PMI-ACP é uma das poucas, se não for a única certificação, que faz o cruzamento e união de diversos métodos e frameworks ágeis, colocando todos em conjunto para atingir os objetivos dos projetos, não somente focando em SCRUM. A certificação comprova que o certificado possui conhecimento em uma coleção de métodos como, XP, Lean, Kanban, Crystal Clear, DSDM e, claro, SCRUM.

O exame de certificação requer uma demonstração por parte do candidato que o mesmo possui experiência de uso e de gestão usando métodos ágeis, não somente um treinamento remoto/presencial em uma técnica ou método como outras certificações ágeis. Você precisa demonstrar esta experiência no exame. É diferente da clássica certificação CSM, focada em SCRUM e que atesta apenas o conhecimento em SCRUM.

Requisitos para a Certificação PMI-ACP

Os candidatos a credencial PMI-ACP devem obedecer aos seguintes pré-requisitos:

  • Educação secundária (ensino médio ou equivalente) ou superior
  • 2.000 horas de trabalho em projetos adquiridos nos últimos 5 anos *
  • 1.500 horas de trabalho em projetos – usando técnicas ágeis – adquiridos nos últimos 2 anos
  • 21 horas de treinamento em Gerenciamento Ágil de Projetos

* Certificados PMP ou PgMP são considerados automaticamente aprovados nesse critério.

Fonte: PMI

Principais razões para obter a certificação PMI-ACP

  • Métodos ágeis são utilizados pela industria pensando em substituir e/ou complementar métodos tradicionais de gestão de projetos. A bibliografia para a certificação PMI-ACP contempla os métodos e técnicas ágeis mais atuais, deixando você preparado para o que tem de mais novo no mercado. Novas opções de carreira, maior salário e melhor entendimento do seu trabalho como gerente de projetos são alguns dos benefícios de se ter a certificação.
  • A maior parte do trabalho conduzido em larga escala é baseado na criação de um Projeto. A definição de projeto, seu formato e estrutura está em constante evolução. É por esta razão que a palavra “Ágil” se tornou a definição perfeita de como um profissional de gerenciamento de projetos deve ser.
  • Segundo o Indeed.com, desde 2012 até 2014, profissionais PMP que conquistaram certificações de Scrum Master ou PMI-ACP tiveram um aumento de salário de 30%. (Fonte: Edureka)

Qual a demanda para profissionais PMI-ACP ?

Uma pesquisa  do Indeed.com mostrou que o número de vagas relacionadas à gestão com métodos ágeis triplicou entre 2012 e 2013.

Atualmente existem poucos profissionais que entendem corretamente métodos ágeis e que também são capazes de implementá-los no ponto de vista de gerenciamento de projetos. A certificação PMI-ACP indica que o profissional possui as duas capacidades: conhece gestão de projetos, já que é pré-requisito para a prova e também diversos métodos ágeis, além de combiná-los para uma gestão moderna e ágil dos projetos.

pmi-acpNúmeros de Abril/15. Fonte: PMTech
A
tualização 09/15:
Brasil: 162 / América Latina: 299. Fonte PMI – eLink Novembro

Como podem ver, o número de certificados no Brasil é bem pequeno! Quem possui esta certificação tem um enorme diferencial no mercado. No LinkedIn encontrei apenas cerca de 70 profissionais no Brasil que informaram possuir a certificação.

Apesar de ser um tema em franco crescimento, gestão ágil de projetos ainda é um tema recente no Brasil. Quem conhece as principais técnicas e possui a certificação certamente sairá na frente quando estas técnicas e métodos forem mais conhecidos. No Brasil, o método ágil mais conhecido é SCRUM porém o mundo ágil vai muito além de SCRUM.

Vagas no Brasil e no Mundo

Fiz a busca por vagas que pediam a certificação PMI-ACP:

pmi-acp2Fonte: Indeed

Agora, pesquisando por vagas que pedem conhecimento em SCRUM, encontrei mais de 600 vagas no Brasil no Indeed, sendo mais de 40 relacionadas à Gestão de Projetos.

É comum que profissionais de RH não conheçam as siglas, não saibam da importância da certificação PMI-ACP ou PMP. Já vi vagas extremamente técnicas pedindo PMP ou vagas não relacionadas à projetos pedindo PMP.
É nosso papel como detentores da certificação divulgá-las e explicar aos profissionais de RH e de outras áreas o significado e a importância de tê-la, que não é somente uma “sigla” a mais no nome ou no currículo e sim a comprovação de um vasto conhecimento e experiência no assunto.

Roteiro de Estudos Resumido para obter a certificação PMI-ACP

Fiz um roteiro de estudos para PMI-ACP logo após realizar a prova, porém farei um resumo abaixo do que você precisa saber para conquistar a certificação.

  • Conquistar outras certificações ágeis para aumentar seu conhecimento (PSM, ASF, SFC)
  • Ler o livro Preparatório para a certificação PMI-ACP do Vitor Massari e praticar os simulados
  • Ler o livro PMI-ACP Exam Prep do Mike Griffiths e praticar os simulados (no caso deste livro, faça todos de uma vez ao término do livro)
  • Realizar simulados no PM FASTrack® for the PMI-ACP® Exam. Tenha pelo menos 80% no exame normal e no super (o super contém as questões mais difíceis da base de dados do Fastrack.
  • Pesquise no Google e com os autores as mudanças para o exame PMI-ACP. O novo exame começou em Julho/2014. Um pouco das mudanças no exame você encontra neste link.
  • Pratique inglês técnico relacionado aos métodos ágeis e gerenciamento de projetos. Muitas questões na prova apresentam termos da área e o desconhecimento delas pode comprometer seu desempenho. Leia artigos da área em inglês para ajudar na prova. Lembre-se. A prova é em inglês, não existe ainda versão em Português.

Conclusão

PMI-ACP é uma das mais novas certificações do mercado oferecida pelo PMI onde seu principal requisito é um estudo aprofundado e experiência em métodos ágeis ao invés de focar em apenas um método. Este tipo de conhecimento está em alta no mercado e popular, mesmo que a certificação PMI-ACP não seja citada nas vagas, além de garantir a entrada em uma carreira com um leque imenso de oportunidades visto que o conhecimento agregado do PMI-ACP pode ser utilizado em qualquer segmento de mercado que controle suas atividades através de projetos.

Ficou com alguma dúvida, quer enviar uma sugestão ou discutir o assunto? Use os comentários abaixo e retornarei pra você! Obrigado pela leitura!