Novas Certificações: PSM e ASF

Acabo de conquistar mais 2 certificações:

PSM I: Professional Scrum Master I pela Scrum.org

ASF: Agile Scrum Foundation pela EXIN.

As duas certificações atestam conhecimento em metodologias e práticas ágeis. A primeira, PSM, focada no SCRUM. A segunda, ASF, focada principalmente no SCRUM mas pede conhecimento em outras práticas e métodos (FDD, Crystal, TDD, entre outras).

Para tirar a primeira certificação, além do conhecimento que já tinha, realizei o curso preparatório no site http://www.tiexames.com.br. Além dos ótimos simulados disponíveis no curso, utilizei também o Assessment disponível gratuitamente no site do Scrum.org. O exame para PSM é em inglês.

Para o segundo, ASF, descobri e utilizei o livro do Fábio Cruz: https://goo.gl/gWZDV3  O livro possui um ótimo conteúdo, com didática fácil e direta além de simulados e questões totalmente aderentes ao exame.

Em atenção especial ao livro do Fábio Cruz, o mesmo possui conteúdo para o exame ASF, PSM e CSM. Podem confiar no livro para aprender o necessário para as 3 certificações, dispensando assim outros cursos (exceto o CSM onde é obrigatório realizar um curso para obter a certificação).

Nota-se uma tendência onde as empresas precisam de novos métodos e flexibilidade na gestão de projetos e os métodos ágeis estão ganhando cada vez mais foco e interesse neste sentido. Em alguns casos até mesmo o papel do Gerente de Projetos chega a ser questionado se deve ou não continuar existindo em organizações que já adotaram projetos gerenciados com métodos ágeis.

Por conta desta tendência, comecei a estudar o mundo ágil há algum tempo de forma a ter conhecimentos e experiências no que o mercado precisa e entende como relevante, afinal, não é por já ter a certificação PMP que irei parar. A próxima será a certificação PMI-ACP!

Caso queiram dicas sobre os estudos, é só comentar!