Novo Exame PMI-ACP (2015): Dicas e como foi minha prova

O Exame PMI-ACP está mudando e estamos atualmente no período “beta”. Ontem fiz minha avaliação e deixarei abaixo as primeiras impressões.

A prova foi muito parecida com o exame PMP. Diversas questões situacionais (cerca de 80, 90% da prova), onde apresentavam um cenário e tinha que responder “qual o próximo passo” ou o que deveria fazer a seguir ou o que tinha que ter feito antes de tal cenário.

Não cairam questões de cálculo, nem outros valores, como NPV, etc. Creio que só uma ou duas questões em que passaram o IRR e perguntava qual o melhor projeto (sempre o IRR maior é o melhor).

Achei a prova difícil mas acredito ter ido bem. Como é um período beta, só terei o resultado em outubro…

As questões não eram nada semelhante aos simulados dos livros que utilizei, nem aos simulados adquiridos online. O Fastrack foi o que mais se aproximou das questões, mas mesmo assim as do exame achei mais complicadas.

Conhecendo e estudando bem os conceitos ajudará bastante na prova, principalmente por terem modificado para questões bem situacionais (não cairam questões perguntando qual o método, qual a técnica, etc).

Assim que receber o resultado farei um guia com o meu material de estudo e dicas para a prova, mas adianto que a única coisa que faria diferente seria ter feito mais simulados em inglês e ter lido mais conteúdo em inglês. Alguns termos de algumas questões (termos em inglês, não relacionado ao conteúdo) me geraram dúvidas, então pratique bem o inglês e leia bastante materiais relacionados ao tema da prova.

É isso, espero que o resultado saia antes da data informada (22 de outubro).