roteiro sucesso

Roteiro de Estudo 2017 – Certificações PMI-ACP, PSMI, ASF, ASM, CI-ASP e SFC

Chegou 2017 e você já quer começar com o pé direito. O que acha de uma certificação em gestão de projetos? Pensando nisso, vou atualizar abaixo meu roteiro de estudos, que publiquei em 2016 para algumas das principais certificações relacionadas a métodos ágeis do mercado.

PMBOK 6 em desenvolvimento – Certifique-se agora!

Um erro comum de muitos aspirantes à qualquer certificação do PMI é achar que é melhor aguardar a próxima versão. Errado! Porque?

  • O fato de você tirar a certificação agora ao invés de aguardar a nova prova não diminuirá a importância do certificado.
  • Com a certificação em mãos, espera-se que você a renove e, para isso, passará pelo CCR (Requisitos de Certificação Continuada) do PMI, em que você comprovará horas de estudo, geração de conteúdo e treinamentos na área.

Caso você tire a certificação usando o PMBOK 5, em pouco tempo você acabará se atualizando nas mudanças da versão 6 e as registrará no CCR, então não tem com o que se preocupar!

Porém, conquistar a certificação agora irá facilitar e muito sua vida, pois boa parte dos materiais de estudos disponíveis na internet que você consultar estarão preparados pra versão 5 do PMBOK.

Quais são as principais certificações?

Existem outras, mas neste guia abordarei as certificações:

  • PSM I – Professional Scrum Master I (Scrum.ORG)
  • ASF – Agile Scrum Foundation (EXIN)
  • ASM – Agile Scrum Master (EXIN)
  • PMI-ACP – PMI Agile Certified Practitioner
  • CI-ASP – Certified Integrator in Agile Service Projects (EXIN)
  • SFC – Scrum Fundamentals Certified (ScrumStudy)

Roteiro de Estudos para PSMI e ASF

Considere para estas certificações os seguintes materiais:

Se você achar necessário, existe um bom curso da certificação PSM na TI Exames. Se você consegue estudar sozinho com livros, o material que indiquei acima é mais que suficiente, dispensando o curso.

Não deixe de fazer o “Scrum Open Assessment“ para a certificação PSM. São 30 questões gratuitas baseadas no exame real! Algumas delas inclusive caíram no no meu exame. Faça o Assessment após ler os livros e realizar os simulados!

Estudei apenas 2 semanas e fiz as 2 provas (PSM e ASF). As provas são em inglês.

Exame SFC – Não vale a pena.

Tenho esta certificação mas percebi que a mesma não agrega nada. O seu conteúdo é baseado em um guia “inventado” pela ScrumStudy, onde juntaram um monte de práticas ágeis de diversos guias. Lembre-se que o Scrum Guide, o guia oficial do scrum, não tem nem 20 páginas e este SBOK tem mais de 200… desnecessário.

Mas se você mesmo assim que ter esta certificação, que é gratuita (muitos a usam pra vender cursos de scrum master 24/48h, dando este certificado como brinde) basta então estudar o SBOK e realizar a prova online, sem segredos, dá até pra consultar. Recomendo deixar por último pois o conteúdo do livro pode confundir você nas demais certificações.

Roteiro para a certificação ASM

Saber usar um método ágil é diferente de saber ensinar ou fazer acontecer nas empresas. Pensando nisso, foi criada a certificação ASM que avaliará se você conhece o que é necessário pra realizar esta transição.

Esta é a única certificação da lista onde é necessário fazer um curso oficial do Exin. Já temos algumas empresas no Brasil oferecendo e até mesmo algumas online, mas eu recomendo que você procure a Hiflex.

Leia também o livro: Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos.

Li o livro em 5 dias e obtive 95% de acerto nos simulados. Depois fiz o curso e realizei a prova online em casa. A prova em português. Fui aprovado com 90%! Já tinha a PMI-ACP na época, o que a deixou ainda mais fácil.

Certificação CI-ASP

Certificação Gratuita do Exin. Não existe uma prova para ela, para conquistar basta tirar a seguinte combinação de certificações:

  • PMP OU Prince2 Foundation E
  • SO/IEC20000 OU ITIL Foundation E
  • ASF OU ASM.

No site do Exin você envia os certificados de outras instituições e, assim que confirmarem, você recebe a CI-ASP automaticamente.

Roteiro para PMI-ACP

Na minha opinião, esta é a melhor da lista. Além de ser conceituada, aborda diversos assuntos relacionados aos métodos ágeis. Provavelmente você não conhecerá todos a fundo, portanto se preparar para ela irá ajudar muito na sua evolução profissional.

Veja agora o roteiro de apenas 1 mês para você conquistar a certificação PMI-ACP: 

O exame é em inglês e você fará em um centro da Prometric, não é possível fazer o exame em casa.

Dicas finais

Para os exames online, siga com atenção as instruções da prova bem como a preparação do ambiente. Se você errar aqui, poderá ser desqualificado e, em alguns casos, terá que pagar a prova novamente!

O Exame PSM é um dos mais fáceis e o livro do Fábio é o suficiente. Já para o ASF, procure estudar mais sobre FDD e questões situacionais.

No meu exame PMI-ACP em 2015, caíram muitas questões situacionais. Para que tenha mais segurança, leia muitos artigos sobre o tema em inglês para que conheça bem os termos que serão cobrados nestas questões.

 

Espero que tenha gostado do artigo revisado e se quiser perguntar alguma coisa, é só deixar um comentário ou me procurar no LinkedIn. Obrigado e até a próxima!

  • Bruno Batista de Aguiar

    Olá Alexandre,

    Estou montando meu roteiro de estudo para este ano, trabalho a 4 anos com Coordenação de Projetos, mas viajava muito e acabei não tirando certificações.
    Este ano pretendo tirar a PSM I e PMP, pelo menos. Gostaria de saber qual você indicaria fazer primeiro e os principais materiais para estudo autodidata.
    A PMP eu pretendo fazer um curso preparatório também, mas antes quero ter um bom conhecimento para aproveitar melhor o curso.

    Parabéns pelo artigo.

    • Olá Bruno! Depende muito dos seus objetivos depois da certificação. A PMP é muito mais conhecida no meio de Gestão de Projetos e não tem muita relação com a PSM, que é de métodos ágeis.
      Se o seu objetivo é continuar coordenando projetos, votaria na PMP. Em relação a custos, a PSM é mais barata. Abraços e obrigado pela leitura!

    • Olá Bruno! Respondi pra você mas por algum motivo a resposta não foi. Obrigado pela visita! Se o seu foco por Gestão de Projetos, recomendo a PMP, pois é mais reconhecida e procurada pelos recrutadores ou profissionais da área. Já a PSM, relacionada à métodos ágeis, não é tão procurada assim, basta ver ao buscar por oportunidades.

      Se a questão for custo, claro, a PSM é mais barata, mas ainda assim recomendo você ter as duas, a PMP para abrir portas na área e PSM como inicial nos métodos ágeis.

      Abraços!