Técnica Pomodoro – Dica de Estudo para passar no exame PMP

É comum quando precisamos nos concentrar sermos bombardeados pelas distrações ao nosso redor.
Notificações do Facebook, instagram, twitter, ligações no celular, pessoas interrompendo, ou simplesmente pela quantidade imensa de pensamentos que nos invadem bem naquela hora (“Preciso estudar mas aquela grama parece tão interessante, vou lá olhar pra ela”).

Melisandre não gosta das distrações da internet

Pensando nisso (ou não, já que está técnica foi criada em 1980), Francesco Cirillo desenvolveu a técnica pomodoro que consiste em intervalos de 25 minutos chamados pomodoros.
Este método é baseado na teoria que intervalos maiores podem aumentar a agilidade mental (com isso melhorando a memória e a realização das tarefas). Além disso ajuda a controlar a ansiedade!

Diz a lenda que Francesco Cirillo não conseguia se concentrar, então usou um timer de cozinha em forma de tomate pra controlar o tempo de estudo. Foi daí que veio o termo pomodoro #momentocultural

Mas e ai, como funciona a técnica?

  1. Escolha um projeto, tarefa ou atividade que precisa terminar e que precisa de foco. Se forem várias tarefas, ordene de acordo com a prioridade que quiser.
  2. Encontre um timer. Existem diversos Apps compatíveis com Android ou iOS. Se você não tem celular (duvido) pegue um cronômetro ou um timer de cozinha mesmo.
  3. Inicie o timer e se dedique totalmente ao trabalho pelos próximos 25 minutos.
  4. Após 25 minutos, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Após isso, inicie um novo pomodoro.
  5. Após 4 pomodoros, faça um intervalo de 15 a 30 minutos e recomece.

Dicas:

  • Um pomodoro possui 25 minutos e não pode ser quebrado. Se você for interrompido ou tiver que parar, você “perde” o pomodoro e terá que recomeçar o ciclo dos 4 pomodoros do início!
  • Prepare todo o ambiente antes de iniciar seu pomodoro. Pegue sua água, suas bolachinhas, seu material de estudo, feche a porta e comece. Em algumas empresas onde este método é conhecido, costumam colocar na porta um aviso “Estou em pomodoro”, desta forma ninguém irá interrompê-lo.
  • Quando iniciar o pomodoro, desligue tudo o que possa lhe interromper, como celular, facebook, sites, e-mails.
  • Use o intervalo entre os pomodoros para fazer o que quiser: ir ao banheiro, ver e-mail, telefonar, etc.

Durante o pomodoro, você estará focado em sua atividade e ficará tranquilo que, ao fim dos 25 minutos, terá um intervalo pra ver todas as notificações. Ou seja, isso acaba diminuindo sua ansiedade em consultar sempre seu celular e outras coisas que atrapalham sua produtividade.

Mas isso funciona mesmo?

Não sou nenhum cientista pra comprovar isso, mas foi muito útil aos meus estudos. Não conseguia me concentrar durante os longos capítulos que tinha que estudar para a certificação PMP por conta das constantes interrupções. Usar a técnica ajudou muito!

Técnica Pomorodo e o Exame PMP

Minha preparação durou cerca de 1 mês. Durante os estudos, as atividades foram principalmente:

  • Ler o capítulo do PMBOK e o capítulo referente a ele no livro da Rita Mulcahy
  • Assistir a aula na TI Exames
  • Realizar os simulados do capítulo no livro da Rita e do site TI Exames.

Como os capítulos são longos, utilizei os pomodoros para a leitura dos mesmos. Quando o pomodoro terminava, eu encerrava o parágrafo e então fazia a pausa. Até mesmo durante os exercícios usei a técnica. Já nos simulados que imitavam o tempo de 4 horas do exame, montei 4 pomodoros de 40 minutos, com intervalos de 10 minutos.  Com isso, no final, sobrou um pomodoro de 40 minutos para revisão das questões. Durante o exame real, fiz o mesmo além de outras dicas. Terminei a prova faltando 20 minutos já com a revisão feita e passei na primeira tentativa.

Faça o teste e comente se a técnica foi útil pra você ou não!